Louvor a Luísa Salgueiro passa à tangente na assembleia de freguesia

 


Embora a assembleia de freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira tivesse mais uma vez sido transmitida. e muito bem,  online, fui até à sede do Rancho Típico da Amorosa, na rua Óscar da Silva, em Leça da Palmeira, seguir os trabalhos, de que darei conta com mais detalhe durante o fim de semana, assim me permita o reumático e a asma.
Por agora apenas registo o voto de louvor apresentado pelo PS, pela voz da deputada Michele Costa, a Luísa Salgueiro, pela sua eleição para a presidência da Associação Nacional de Municípios e pelo facto também de ser a primeira mulher a chegar a esta posição.
O voto de louvor passou com 9 votos a favor, 4 abstenções e 8 votos contra. Ou seja, entrou na ata de calçadeira. Os nove elementos do PS votaram obviamente a favor (ai de quem!), Chega, Bloco de Esquerda e Sim abstiveram-se e os votos contra vieram do PSD (5), Iniciativa Liberal (2) e CDU (1). O representante da CDU disse que não passa cheques em branco e o do Bloco reduziu o feito da presidente da Câmara à vantagem numérica do PS nas presidências de municípios.
Esta votação apertada veio demonstrar que na união de freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira existe um periclitante equilíbrio de poder, ou seja, o PS sem maioria está sempre exposto a que um dia a governação seja bloqueada. Desta vez, porém, como se viu na discussão do orçamento e do plano, a 'coisa' passou (apenas com as abstenções do PSD/CDS e do IL), no que muito ajudou o bom senso que o presidente da junta tem vindo a demonstrar. Quanto mais não seja, por ora há que dar o benefício da dúvida depois de muitos anos de democracia musculada com demasiado protagonismo de um presidente de junta de cujo nome já me esqueci...