Uma passagem para peões em Matosinhos que é exemplo para o Mundo

 

Foto de ARMÉNIO DIAS

Este passagem pedonal que estão a ver é mais um dos mamarrachos urbanos de Matosinhos. Foi construída quando finalmente foi concluída a obra de santa Engrácia de remate do então IP4. Uma obra que aniquilou valioso património arqueológico e histórico de Matosinhos, destruíndo à Lagardére o que existia em Bouças, o local onde nasceu Matosinhos (só isso!).

Pois bem, esta passagem pedonal que dá acesso da zona escolar a Monserrate (outro local histórico de Matosinhos que está a ser vilipendiado vergonhosamente) nunca foi propriamente uma obra de arte e talvez seja o único viaduto pedonal em arco (esta terra prima pela originalidade!), ali se sentindo problemas de segurança sobretudo à noite.

Foi claramente algo pensado em cima do joelho quando as máquinas já abriam caminho à via rápida que foi 'bater' na Avenida D.Afonso Henriques e que antes de para ali se dirigir apresenta uma curva para pilotos de rali quando passa sob a agora A28. É o problema de termos bons restaurantes em Matosinhos onde até os engenheiros de estradas se perdem.

A passagem pedonal está encerrada há vários meses e as explicações para o seu encerramento continuam a ser minimalistas. Parece que irá ser feita uma nova passagem pedonal, esperemos que apenas em gabinete e não em mesas de restaurantes.

Até ouso propor que não essa passagem pedonal se faça em tapete rolante e com cobertura para inverno. E com uma zona de descanso, com sofás e televisão, a meio.