Cleto vai levar-nos de novo à lua e com a ajuda de mouras encantadas

 



Se há iniciativa que tem valido a pena em Matosinhos é o 'Moontosinhos'. Ou não tivesse a chancela de Joel Cleto.

Com ignição em 2013, esta iniciativa promove visita noturnas, atenção, não é nada disso que estão a pensar, à História, ao Património e às lendas (vá lá, sim, aqui podem surgir mouras encantadas) de Bouças.

Este ano, Nicolau Nasoni, o arquiteto italiano que obrou bastante na região do Porto, é o patrono, a propósito dos 250 anos da sua morte.


A Câmara Municipal de Matosinhos preparou uma edição especial do “Moontosinhos” dedicada a Nasoni. A programação foi apresentada ontem, Dia Nacional dos Centros Históricos, no MuMMa - Museu da Memória de Matosinhos, pelo vereador da Cultura, Fernando Rocha, e pelo historiador Joel Cleto.
Estão previstas visitas aos centros históricos de Matosinhos, Leça da Palmeira, Santa Cruz do Bispo, S. Mamede de Infesta e do Porto, numa parceria com a Irmandade/Torre dos Clérigos.




A primeira visita, agendada para o dia 6 de abril, entre as 21h30 e as 24 horas, é dedicada a Nasoni e à Quinta dos Bispos, em Santa Cruz do Bispo, e inclui a subida ao Monte S. Brás. O ponto de encontro será o Largo da Viscondessa.
As próximas visitas do “Moontosinhos” irão realizar-se nas seguintes datas, entre as 21h30 e as 24 horas:
5 de maio – Nasoni e a Quinta da Conceição
3 de junho – Nasoni e a Igreja de Matosinhos
3 de julho – Nasoni em S. Mamede de Infesta
1 de agosto – Moontosinhos especial na Igreja e Torre dos Clérigos
O ponto de encontro em cada visita será divulgado oportunamente. Acompanhe toda a atividade do “Moontosinhos” em https://www.facebook.com/moontosinhos ou, para mais informações, envie um e-mail para o endereço gmah@cm-matosinhos.pt