A Leça que nos roubaram e continuam a esmifrar

 


Este mapa não diz respeito à fronteira da Polónia com a Ucrânia, que se encontra saturada de enviados especiais portugueses, mas sim ao lugar de Pedra Novais, em Leça da Palmeira, onde hoje uns tantos burgueses de linhagem têm o mar por paisagem desde os paços desta vida que tomaram conta da marginal de Leça da Palmeira.
No meu tempo de menino, o meu avô Ferro levava-me no seu carocha até à Boa Nova para aí ficar a dormitar enquanto eu tentava não me despenhar nos penedos dessa pequena finisterra, de onde já se avistava a SACOR e o aterro, sucessores de campos agrícolas e dos pinheiros mansas de Areias de Same.
Vou saltar já na história para não vos maçar só para dizer que estive na última Assembleia Municipal de Matosinhos, onde vi os deputados aplaudir o protocolo celebrado entre a Câmara, a já quase defunta Comissão Coordenador da Região Norte e um senhor que falava inglês e em nome do Grupo Amorim.
A agora Petrogal, como sabemos, cessou há um par de meses a sua produção e não tarda nada está a desmontar a tenda - ficando apenas com os depósitos de armazenagem e respetiva zona logística, para além do parque de gás - e a avançar com o tal master plan que, ficamos agora a saber, dá 40 hectares de mão beijada à Câmara para a construção de um centro tecnológico.




Não sei bem o que é um centro tecnológico mas gostava que arranjassem uns poucos metros quadrados para a Pipa continuar a desenvolver a sua tecnologia manual e bocal. O que sei e bem é que estes grandes grupos empresariais nada dão de mão beijada. Tirando os 40 hectares cedidos, vão ficar ainda com mais de 200 para fazerem basicamente o que quiserem. É o que vai acontecer, não se iludam.
Ou seja, nos próximos anos vamos ver ali nascer um paço, outro paço, um novo paço e o contra paço. Ou não andassem já os advogados dos Amorins a 'cheirar' terrenos fora da área onde ainda está instalada a Galp.
Tenho cada vez mais saudades do meu avô e daquela SACOR pequenita que se via desde o alto da Boa Nova, onde se chegava por uma estrada bordejada pela praia e por caninhas verdes e ervas maninhas com a exceção do posto da marinha que ainda ali permanece...