Este nosso executivo gosta é de passear nos bairros

 


Pode ser defeito meu, ou simplesmente mau feitio, mas não continuo a não ver razão para todo um executivo municipal passar grande parte de um dia de inverno sertanejo a excursionar no Bairro da Cruz de Pau, a propósito da reabilitação de 104 fogos e de uma empreitada que custou 2,8 milhões de euros.
Eu sei que já não se usa chamar bairros aos agora conjuntos habitacionais que transformam qualquer Câmara da dimensão major de Matosinhos num grande senhorio complacente com a cobrança de rendas e rápido a colocar o capoto que eu por exemplo tive de pagar com couro e cabelo.
Mas entendo. Moram ali milhares de pessoas e cada pessoa é um voto, certo? Lá estou eu a ser mauzinho, esquecendo-me que dar casa aos pobrezinhos é uma das essências de um estado social, nem que com isso quem pesadamente paga impostos tenha direito a um desconto no IMI, no IUC e nas taxas e taxinhas que alicerçam toda esta política vocacionada para passeios higiénicos nos barros, perdão, empreendimentos sociais onde há, tal como a imagem o demonstra, sempre algo com que reclamar. Já agora, senhora e presidentes e senhores vereadores, o que é custa arredondar a conta para três milhões e trazer até à Cruz de Pau o Tony Carreira?