O melhor restaurante de Portugal não é para totós

 


Hoje acordamos com a notícia dada pela presidente da Câmara de Matosinhos que mora cá o melhor restaurante de Portugal, a Casa de Chá da Boa Nova cooptada pelo chef Rui Paula depois de obras levadas a cabo pela nossa autarquia, que se seguiram a anos de abandono.
Não sei até que ponto é politicamente correto colar este rótulo a um restaurante entre centenas da nossa terra e ainda não sei concretamente qual foi o critério do World Culinary Awards, apenas fiquei a saber que correspondeu á avaliação de especialistas da área e do público em geral. O 'público em geral' é uma entidade bastante abstrata, diga-se.
Seja o que seja. O que todos sabemos é que a Casa de Chá da Boa Nova há alguns anos que não é um restaurante para todos os matosinhenses. Só para quem tiver à mão uma nota de 100 (no mínimo) e não se estique muito nos vinhos.
Não sei se repararam mas o restaurante chama-se Casa de Chá. Assim foi concebido, exatamente para que todos pudéssemos ali ir tomar um chá ou um café com soberbas vistas de mar. Pois isso acabou há muito tempo e o 'chef' quando concessionou o espaço não foi obrigado a reservar uma sala para nosso usufruto. Parece que alega que restaurante e casa de chá não são coisas compatíveis e, claro, ai de quem contrariar o chef das estrelas Dunlop.



Esta foto é, por isso, uma saudade. Reporta ao tempo em que a Casa de Chá da Boa Nova era dos matosinhenses e não de uma elite que gosta de menus de degustação e de comida de bisnaga.