No Ò Mar há ir e voltar

 


Não sou muito de falar de restaurantes - sobretudo quando sou convidado e não tenho de ir ao bolso - mas não resisto a uma palavrinha sobre o 'Ò Mar', na superpovoada rua de restauração que é a Heróis de França, em Matosinhos, onde já fui vítima de alguns assaltos à mão armada com os pés debaixo da mesa.
Não fui ao 'Ò Mar' comer peixe mas ossinhos de assuã, esse petisco que o nosso Vítor Oliveira tanto gostava de saborear na Adega Leixões, na França Júnior.


Mais que os ossinhos - que estavam no ponto, depois de mais duas horas ao lume -, este restaurante surpreendeu-me pelos antecedentes e pelos precedentes. Uma morcela daquelas que estalam no palato e que fazem explodir a bílis e uma couve 'farinhenta' verdadeiramente gourmet antes do prato principal com tudo a ser rematada com uns sonhos em forma de pêra completamente cremosos, daqueles que nos ficam na memória do paladar para sempre. Tudo num espaço moderno, amplo, limpo e com bom gosto.
É bom verificar que a restauração matosinhense continua com estes níveis de excelência e sem esquecer os pratos tradicionais. É este o caminho, é este o futuro, não precisamos de 'chef's' feitos à pressa em revistas de propaganda.
Parabéns, gerência d' "Ò Mar"!