Sousa, isto não está a correr nada bem...


Esta imagem de 2017, relativamente à apresentação da candidatura de Luísa Salgueiro, continua muito atual.
Nela podemos ver em primeira plano as duas mulheres mais poderosas do Partido Socialista em Matosinhos, Uma delas presidente da Câmara e futura presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses. A outra, Palmira Macedo, a minha professora de Economia do Centro de Formação de Jornalistas que às vezes me dava boleia para casa e presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos e figura tutelar do socialismo peixeiro, outra putativa candidata a presidente da Câmara mas vetada pelo Mahmoud Sabbaghian de Barroselas, que sempre teve a mania de espezinhar os seus colaboradores e depois teve de levar com o Guilherme Pinto como sucessor (tudo se paga nesta vida).
Mas o grande simbolismo desta imagem está em segundo plano, onde vemos o doutor Sousa a amparar a engenheira Olga (que nos últimos quatro anos renovou completamente a sua imagem e deixou o andarilho). A ex presidente da junta de Perafita (onde esteve imparável embora sempre a levar com o Belmiro) parece ter terminado o seu ciclo no miolo do poder, depois de ter sido o elo de ligação da Câmara para as juntas (não me perguntem o que é isto pois não percebo nada de diospiros). Quanto ao ex presidente da junta de Leça da Palmeira com delegação em Matosinhos, acabou agora também o seu curto percurso como deputado da nação. Não sabemos se vai integrar de novo as listas do Partido Socialista depois de ter esticado também a corda, primeiro limpando o rabinho (eis uma palavra perigosa de soletrar em Matosinhos) ao acordo com Luísa Salgueiro para abandonar a presidência da junta logo que tomasse posse como deputado e depois ameaçando com uma candidatura independente quando ficou claro que Paulo de Carvalho seria o candidato à junta. O que se seguiu é conhecido; o doutor Sousa fez marcha atrás (!) mas lá conseguiu um acordo para meter na lista socialista alguns dos seus. Parecia tudo pacificado mas é preciso não esquecer a máxima do Jorge Coelho, isto é, quem se mete com o PS, leva! E quem se mete e ainda goza, leva a dobrar. O doutor Sousa parece ter abusado da sorte ao trocar o Zé Papagaio pela tomada de posse como membro da Assembleia Municipal de Matosinhos. Vamos lá ver se mais uma vez se safa mas quero acreditar que estamos muito próximos de um evento de extinção política, o que a confirmar-se irá resultar certamente numa enorme manifestação de apoio de leceiros e matosinhenses que é bem capaz de encher a Casa Silva.
Mas esta foto mostra-nos ainda um mistério: o desaparecimento de Tiago Maia (primeiro a contar da esquerda da cena política) enquanto a esposa era promovida de chefe de gabinete a vereadora. Depois de ter feito um bom trabalho na Matosinhos Habit, Tiago acabou por ter de ceder a quota a Helena Vaz, que não podia ficar mais tempo na Matosinhos Sport. Um mistério e dos grandes.
Escondido na foto está ainda um ex presidente da Câmara de Matosinhos: Eduardo Pinheiro. Ou me engano muito ou está ali o presidente da Câmara de Matosinhos a partir de 2029, isto se não for já em 2025 o candidato do PS à Câmara do Porto.
Por último, registe-se também a presença do próximo primeiro ministro de Portugal.