Não deixem de ver a coleção privada do 'nosso' professor Cunha e Silva


Este sábado, pelas 16 horas, vai acontecer a inauguração, na Casa de Santiago, da coleção de pintura de António Cunha e Silva. Já sei que vão dizer que adoravam estar lá mas que por este ou aquele motivo não vai dar. Convido-vos a adiar a ida ao hipermercado ou a sangria no bar de praia. A coleção que irá ser apresentada valerá certamente a pena ver e o espaço é uma das joias de Matosinhos, felizmente recuperada quando José Manuel Dias da Fonseca era vereador da cultura na Câmara Municipal de Matosinhos, onde teria dado um magnífico presidente.



O professor Cunha e Silva é dos matosinhenses mais notáveis - reparem que não lhe chamei notável - pelo seu percurso profissional - foi um dos maiores violinistas nacionais e dirigiu diversos conservatórios, depois de ter integrado as grandes orquestras nacionais - e também pela entrega permanente à Cultura. Uma das suas últimas obras, que acompanhei de perto, foi ter sido o líder do Centenário do Orfeão de Matosinhos, coletividade que tem a sorte de contar com o seu carinho e generosidade há muitos anos.
Por tudo isto e por tudo o que aqui não foi dito, tirem uma horinha do vosso atribulado tempo e apareçam sábado à tarde na Casa de Santiago. Não é rissol garantido mas está garantida a qualidade artística do costume.