As lições de cidadania de José Modesto

 


Não sei quem é o barbudo que está ao lado do José Modesto, embora suspeite que seja um amigo seu de Oiã, o que sei é que devo ao Modesto uma nota em jeito de fecho do seu mandato de quatro anos como membro da Assembleia Municipal de Matosinhos - há quem lhes chame deputados mas é reforço de estatuto claro e no fundo não faz mal a ninguém nem aumenta o valor da senha de presença (deputado é - ou era... - o outro, que é adorado das Icas à Cruz de Pau).
O meu amigo Modesto esteve na Assembleia Municipal de Matosinhos como eleito do Movimento Independente liderado por Narciso Miranda. Tal como esperava, foi um 'deputado' atento, interessado e empenhado, embora quase sempre silenciado por um líder de bancada que agora passou de novo para o Partido Socialista, desta vez de bicicleta, depois de ter saído de mota.
Os seus alertas por norma tiveram resposta sobretudo da parte da autarquia central, que a local até o bloqueou na página da união de freguesias, o que foi de todo surpreendente tendo em conta as qualidades democráticas do finado presidente da junta que andou por aí a tirar fotos na varanda com alegados opositores do regime aqui de Bouças e que depois ainda consegue fazer com que o PS local 'comprasse' alguns dos amigos que o acompanharam na estreia em S. Bento.
Lembro-me bem de uma conversa que tive com o Modesto há mais de uma dezena de anos quando o alertei para a possibilidade de ter uma participação cívica nas Assembleias Municipais, no período antes da ordem do dia, destinado ao público. A partir desse momento, raramente faltou a uma assembleia e disse sempre de sua justiça. Quando o vi, por isso, na sala de sessões, como membro da AM, fiquei naturalmente feliz pois pelo menos dei o meu contributo, trazendo para a participação pública um amigo interessado no progresso da sua terra e não apenas num jogo de bilhar ao fim do dia para fazer tempo para o jantar ao lado de meia dúzia de borracholas.
Tive pena este ano de não ver o José Modesto integrar mais uma lista independente. Por mim, e ele sabe-o bem, estaria lá. Não está mas estará na galeria de novo. Vão ter, por isso, de levar com ele!
As autarquias nem sempre valorizam os cidadãos que realmente se empenham na vida pública. O cartão vale sempre mais e a seguir ao cartão vem a lista de pedidos de colocação por parte da família, dos amigos ou dos companheiros de estrada da política. Um estudo sobre as famílias residentes na Casa Amarela seria fácil de fazer mas basta passar os olhos pela lista de apelidos para verificarmos que entre os mais de dois mil funcionários...é quase tudo em família - mas esta é outra história.
Portanto, Modesto, aqui fica a minha palavra de reconhecimento pela missão que cumpriste com categoria e classe. Tenho a certeza que terás mais uma oportunidade para mostrar, sobretudo àqueles que tentam ridicularizar-te, que o exercício da cidadania nunca deve ser confundido com oportunismo e estupidez natural. Quem te 'casca' nos cafés e nas tertúlias nem a comer muita broa será capaz um dia de fazer o que já tu fizeste pela tua terra e que continuarás a fazer.
Parabéns, amigo! É uma honra ter-te na minha 'equipa'.