A solidariedade é um dever que não pode ficar pela 'paróquia'


Antes do mais, é um gosto ver o presidente da junta a utilizar as instalações durante muitos anos abandonadas da junta de freguesia de Matosinhos. Paulo de Carvalho irá certamente devolver-se a dignidade que merece e espero que renove o seguro de incêndios.
Vem isto a propósito de uma campanha a lançar pela junta de freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira para a angariação de bens alimentares e brinquedos. Faço votos para que se acabe de vez com o espetáculo degradante que vigorou na antiga gerência, quando as coletividades eram convocadas à junta para saber quem oferecia o bacalhau, as batatas e as couves para a ceia de Natal dos mais carenciados.
Uma junta de freguesia deve ir sempre mais além, convocando toda a a sociedade, agregando o esforço solidário e potenciando o valor das ofertas. Em Matosinhos e Leça da Palmeira vários cidadãos oferecem o seu tempo durante todo o ano para fazer chegar ajuda a quem mais precisa e eles terão de ser chamados a este tipo de ações pois conhecem o terreno como ninguém. Chamados e apoiados, sobretudo porque fazem um trabalho que não reclama publicidade nem qualquer tipo de benefício, para que a 'coisa solidária' não fique limitada ao tradicional registo efémero e paroquiano.