Os meus amigos Fernando e António

 


Desde já me assumo como o grande responsável por ter metido o meu amigo Nando nas lides políticas. Ao contrário de todos aqueles que fazem parte do meu círculo mais apertado, sempre acreditei que o Fernando Machado seria capaz de aceitar o desafio para integrar o movimento independente liderado por António Parada para assim se candidatar à presidência da junta de freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira.
O Fernando é um dos poucos que na nossa terra têm um lado do coração leceiro e o outro matosinhense. O pai, José Henriques, é um dos grandes nomes da história do Leça FC e foi um guarda redes que só não atingiu o primeiro nível do futebol português porque naquele tempo havia escravatura no futebol. O Fernando foi também guarda redes: do Leça FC e do Leixões. E guarda redes foi também o António Parada (e campeão nacional da II Divisão).
Durante a campanha eleitoral, estivemos no Estádio do Mar, onde o Fernando chegou ao plantel sénior, embora sempre tapado pelo Lúcio e pelo Madureira. Ele não viu mas apreciei o beijo discreto que deu à relva quando pisou o sagrado relvado do Mar. O Nando é um leixonense assumido mas também ama o Leça FC (cada macaco no seu galho, bem entendido).


Ali, observados pelo Vítor Oliveira, pelo João Faneco e pelo mestre Óscar Marques, encontraram-se com o passado dois meus amigos e eu também me encontrei com as minhas memórias da velha bancada de madeira transplantada do Campo de Santana, com o cheiro a cigarros dos adeptos à minha frente, muitos deles mestres de pesca, e com aquele dia em que o vi o Benje dar duas cambalhotas no ar antes de agarrar uma bola que ia para golo.
Como todos sabem, nem o António nem o Fernando conseguiram nas últimas eleições atingir o objetivo pretendido. Assim o decidiram os matosinhenses. Mas a vida é um pouco como o futebol. Ou seja, é redonda. Estou certo, por isso, que daqui a umas tantas voltas, com mais chuto ou pontapé, ela voltará a rolar no campo da política autárquica. Matosinhos tem aqui dois homens que amam a terra onde nasceram e cresceram, libertos das grilhetas partidárias, experientes e conhecedores, focados e determinados. Tenho a imensa sorte de tê-los como amigos incondicionais!