Aqui perto de Tolosa à conversa com um casal de Toulouse e com o senhor Atílio

 


A imagem que estão a ver não é o aeroporto de Alcochete, do Montijo, da OTA ou de Coimbra. Muito menos é o aeroporto de Beja. Estão a ver o aeroporto da Comenda, onde tenho passado as últimas semanas. Uma aldeia com meio milhar de habitantes, quase todos idosos, mas onde na escola primária e creche ainda se vão ouvindo os gritos das crianças.

Hoje, peguei na bicicleta e fui até à Ribeira da Venda, que fica a caminho do "aeroporto" e é um espaço fantástico com duas piscinas operacionais apenas no verão e um açude que vale bem mais do que a poça de água mais conhecida da Comenda, ali ao lado, onde passa a Baja de Portalegre (o que está quase a voltar a acontecer). Mas hoje não se ouviam motores. Apenas o som do vento e das folhas caducas e os passarinhos, claro. A Ribeira da Venda estava só para mim, até que se aproximou um simpático veículo-cama, logo a seguir à chegada do senhor Atílio, o dono do bar e restaurante, proprietário também de 300 ovelhas e 30 porcos, aborrecido por não chover e continuar um tempo de estio - com isto, o cereal que já plantou vai demorar mais a crescer e sem ele não há pasto para o gado ovino.
Reunidos os quatro à volta de outros tantos panachés, conversa fluiu sobretudo para o lado do senhor Atílio, que falou sempre em português, indiferente ao facto de dois dos interlocutores serem franceses e nada perceberem do nosso latim. Vi-me assim metido na função de tradutor, sobretudo para o lado do jovem casal que, vim a saber, partira de Toulouse. Quando isto se soube já o senhor Atílio tinha dito que tinha amigos de Tolosa, aldeia aqui perto, em França, sabia que era no Sul, apenas não se recordava do nome da terra. Foi aí que arrisquei: Toulouse (não é por acaso que alguns me chamam O Bruxo do Cabo do Mundo!) O casal francês arregalou os olhos, o senhor Atílio deu uma gargalhada. Como o Mundo é pequeno!

Porto isto, tendo em conta que o senhor Atílio é de S. João Madeira (embora esteja aqui há muitos anos), telefonei para o Pedro Nuno Santos e poucos minutos depois tinham um avião da TAP à minha espera no Aeroporto da Comenda. A imagem que veem foi recolhida pelo senhor Atílio quando o casal francês e eu já estávamos a caminho de Tolosa, perdão, Toulouse. Se alguém não se importar, avise a minha mulher que não vou jantar.