Quem perdeu estes sapatos?


Encontrados em Matosinhos, na rua Comendador Ferreira de Matos, muito perto do Kremlin. Um par de sapatos de senhora ainda em relativo bom estado de conservação e um sapato para homem (presumo) que se perdeu do seu par. Vivemos um tempo de alguma perplexidade, onde muitos são os que não sabem para onde caminhar, o que pode explicar, de certo modo, o que aqui encontramos. Costuma ser assim nestas alturas, sobretudo quando se abre o leque de opções e ainda ninguém sabe ao certo para que lado vai soprar o vento. E todos morreram calçados é, como se sabe, o título de um velho filme de Hollywood que teve como protagonista Errol Flyn no papel de general Custer,

Não sei este clássico explica tudo isto, o que sei é que descalça ia também Inês para a fonte e que o cântaro acabou por partir. É sempre muito aborrecido quando nos perturbam a nossa vidinha e há que pôr os pés, calçados ou não, ao caminho. Estou agora à procura de um livro de citações que possa também ajudar-me a abrilhantar esta prosa, dando-lhe potência épica e o tom da época também. Mas o que me apetecia mesmo era dar um passeio de lancha ali na doca de Leixões para sentir as boas vibrações e tirar mais umas tantas fotografias com estilo. Estou plenamente consciente de que os cavalos também se abatem mas enquanto não tenho de dizer até amanhã, camaradas!, deixem-me continuar a pensar que o meu destino vai ser tão fabuloso como o da Amélie. Queria fechar com uma citação de Napoleão mas confesso que continuo fã das tíbias da Primavera Árabe.