SÓ SEI QUE ASSEMBLEI



Instado pelo meu amigo José Modesto - na foto -, fui assistir à assembleia de freguesia de Leça da Palmeira, no fundo a minha freguesia natal pois ali vivi os primeiros anos da minha vida, ali voltei muito mais tarde e ali continuo a ir muitas vezes. Sinto-me leceiro e foi nessa condição que apareci na sede da junta, tendo de esperar um bocado até conseguir um lugar sentado. É o primeiro ponto a destacar: a presença de muitos fregueses na assembleia, cada um com o seu problema ou a sua sugestão para apresentar. Louva-se desde já a participação e o envolvimento dos cidadãos. Quanto aos eleitos, fiquei a saber que Pedro Sousa é um presidente a tempo inteiro e que não dispensa o power point para acompanhar as suas dissertações. O que talvez se dispensasse foi a deselegância que mostrou ao responder a Elvira Castanheira, eleita pelo movimento Matosinhos Sempre, numa tentativa absolutamente falhada de "debate socrático", como lhe chamou, que merecidamente não precisou que a sua interlocutora se esforçasse muito para vencer por KO técnico. Não havia necessidade. Fiquei a saber também que o actual executivo convidou a CDU e o Bloco de Esquerda, que não têm representantes na assembleia de freguesia, para integrarem um conselho consultivo. Não me pareceu que a ideia tivesse entusiasmado muito a malta da extrema esquerda dita democrática pois repetiram-me várias vezes que também quando estavam lá davam muitas sugestões e elas ficavam todas no tinteiro. Vamos estar atentos para ver se a mise en céne se repete. Tenho a certeza que Pedro Sousa irá rapidamente perceber que a pior oposição que podemos ter é aquela que nós próprios somos capazes de gerar.