Polícia Judiciária alerta sobre email fraudulento

A Polícia Judiciária (PJ) emitiu hoje uma nota de imprensa negando a autenticidade de um alerta sobre segurança informática que anda a circular via email.

«Chegando ao nosso conhecimento que decorre uma divulgação de um pretenso alerta emitido pela Polícia Judiciária, sobre segurança informática e que impele as pessoas a instalar um alegado programa de protecção da Microsoft. A mensagem em causa e que a seguir se exibe, é falsa e constitui, ela sim, uma quebra de segurança para os utilizadores da Internet e Correio Electrónico.

alerta

A forma utilizada pela Polícia Judiciária para a divulgação de mensagens de aconselhamento nunca é veiculada por email individual, mas sim por mensagens apostas no seu sítio de Internet ou por intermédio da Comunicação Social.

Aconselham-se, que os destinatários deste email fraudulento, a não executar os comandos que a mensagem propõe, sob pena de poderem danificar o seu sistema operativo e divulgarem dados pessoais, uma vez que se trata de um “vírus informático”.

A Polícia Judiciária já apurou que os dados de origem da divulgação estão sediados num servidor sul-americano e desencadeou os adequados mecanismos de cooperação internacional em matéria penal.

Concomitantemente desenvolve, no plano interno, outras diligências.»


Via Blogue Casos de Polícia