MATOSINHOS 2009-2013


Guilherme Aguiar com o aproximar das eleições autárquicas em Matosinhos fica-se com a ideia que já tem alguém que mesmo não vencendo as eleições não tem nada a perder e tudo a ganhar.
Nenhum dos candidatos vai ter a maioria dos votos : Guilherme Pinto ( PS ) , Guilherme Aguiar ( PSD ) e Narciso Miranda ( independente ). O executivo da CM Matosinhos é constituído por 11 vereadores . Na última eleição o PS teve 6 vereadores , o PSD teve 4 e a CDU teve 1. Se porventura o BE conseguir um vereador e a CDU mantiver o seu vereador , as contas podem complicar-se e o desfecho é imprevisível.

Mas vamos partir dos seguintes pressupostos que tudo se mantém na lógica da eleição de 2005:

A CDU elege 1 vereador. Os outros 10 têm que ser distribuídos por Narciso Miranda , Guilherme Pinto e Guilherme Aguiar . Desta forma imaginemos que com a divisão dos votos da área socialista Guilherme Pinto elegia 3 vereadores , Narciso Miranda 3 vereadores, e Guilherme Aguiar ficaria com os habituais 4 vereadores . Quem seria presidente era Guilherme Aguiar e teria que se coligar ou com Narciso Miranda ou com Guilherme Pinto para governar a CM Matosinhos.


Pode acontecer que vença Narciso Miranda , desta feita tendo em conta o passado recente é mais fácil coligar-se com G. Aguiar do que com G. Pinto , devido à actual rivalidade e o ódio de estimação para com o seu colega de percurso e partido que ocupou o seu lugar.


Por último pode vencer e está em vantagem , pois é poder , G. Pinto . O actual presidente da CM Matosinhos , naturalmente para se coligar e governar Matosinhos escolherá G. Aguiar.


Há grandes surpresas nas eleições :

1- A CDU mantém 1 vereador e BE elege pela primeira vez 1 vereador tendo em conta o bom resultado nas europeias . Os outros 9 têm que ser distribuídos por Narciso Miranda , Guilherme Pinto e Guilherme Aguiar. E será presidente de Câmara quem tiver mais votos , nem que seja mais um.

2 - Outro tipo de votação em que a CDU e o BE tem mais do que 2 vereadores.

3- Guilherme Aguiar surpreende e consegue mais do que os 32% da última eleição. Ou Guilherme Pinto mantém-se de pedra e cal com uma maioria relativa ou Narciso Miranda vence amplamente.


Esta contenda lembra algo relacionado com a vida de todos nós . O pai ( Narciso ) cria , o filho ( G. Pinto ) expande e a seguir é a ruína...

Tem que se pensar no pós-eleições , os matosinhenses precisam é de gente que governe a autarquia com eficácia , sobriedade , sem espaventos e ressentimentos .Os cidadãos desejam que os políticos se atrevam a pensar e a decidir o que eles ( cidadãos ) pensam . Deve desenhar-se um programa de baixo para cima dando o poder de decisão aos cidadãos. Um programa eleitoral deve basear-se em debates e contribuições dos “ internautas-eleitores”. Ouvir as pessoas : ver o que sugerem para o seu bairro , e o local aonde vivem , de forma a melhorar a sua qualidade de vida.
JOAQUIM JORGE, fundador do Clube dos Pensadores