domingo, 5 de abril de 2009

O NOSSO SUBMARINO

Foi no dia 3 de Junho de 1945, depois da rendição alemã, que o capitão do submarino U 1277, um dos famosos U-boats, fez afundar junto à praia da Aldeia Nova a sua embarcação, tendo-se rendido a tripulação. O submarino permanece no fundo do mar, a 2,5 milhas da costa, mas a placa que, junto à praia, assinalava a sua presença desapareceu nas últimas obras. Agora que para ali está projectado um museu da Petrogal, não seria interessante reavivar esta história do nosso submarino, uma história pouco conhecida dos próprios matosinhenses? Não estou a dizer para fazerem o que fizeram os alemães, que o expõem, mas pelo menos voltem a colocar no local a placa contando uma das nossas histórias da História.

9 comentários:

Anónimo disse...

É importante relembrar esta história que, se tivesse acontecido num outro país até teria tido direito a filme, mas ao (re)colocar a placa, que seja no sítio certo e que não assinale o submarino num local errado...

JOSÉ MODESTO disse...

18-10-2006 Matosinhos Hoje:

Matosinhos recebeu a visita de 30 mergulhadores que pela primeira vez vieram conhecer o naufrágio mais famoso de Portugal e o ex-líbris da cidade, o célebre U-1277, o submarino alemão afundado no final da 2ª Guerra Mundial ao largo de Angeiras.
O evento decorreu na Marina de Leça da Palmeira nas instalações do Sport Club do Porto, de onde saíram os barcos com os mergulhadores para os locais de mergulho ao largo das praias de Matosinhos.
Numa organização sem falhas e após um dia de mergulho memorável, os participantes receberam à despedida pequenas lembranças alusivas ao Concelho, ofertadas pelo Turismo de Matosinhos.
Esta excursão de mergulhadores da Zona da Grande Lisboa é o resultado do investimento na divulgação do património subaquático pela Câmara Municipal de Matosinhos, do seu Gabinete de Turismo e do trabalho de promoção desenvolvido pela MergulhoMania, entidade responsável pela Secção de Actividades Subaquáticas do Sport Club do Porto.
O Turismo Subaquático em Matosinhos volta, assim, a estar em alta a nível nacional, assim depois de já este ano a cidade ter recebido a organização do 4º Aniversário do Fórum Mergulho, esta nova iniciativa vem projectar Matosinhos e a sua costa de mar como um dos pontos principais de mergulho em Portugal, e o primeiro a nível de Turismo Subaquático em naufrágios, pelo facto de ser a costa portuguesa com a maior concentração de naufrágios mergulháveis e um dos poucos locais do mundo com um naufrágio de um submarino alemão.
O Turismo de Matosinhos/CMM promove localmente esta actividade com a organização de Baptismos de Mergulho na piscina Municipal da Srª da Hora, ministrados pela MergulhoMania, sendo que os mergulhadores formados podem praticar esta actividade durante todo o ano na Marina de Leça da Palmeira, através do Centro de Vela do Sport Club do Porto e do seu Centro de Mergulho.

O Passado nunca deve ser esquecido.

Saudações Marítimas
José Modesto

Anónimo disse...

Tu é que andas à muito tempo em submarino a espiar esse pessoal todo ai na rua

A historia tà muito mal contada

Anónimo disse...

metam lá o barroselas e afunden-no.


tone

Anónimo disse...

AVISO

A camara Municipal de Matosinhos informa que em virtude da quadra Pascal, vai estar encerrada ao público na quinata feira, 9 de abril, a partir das 14h00 e na segunda feira, 13 de abril, durante todo o dia.

Publicado JN 5/4/09

Crise ?? Onde ?? Á...pré-campanha..viva o Guilherme Pinto..Viva....

Amigo de longa data disse...

Muito bem Sr. Modesto.

Qunato ao Tone é mesmo Tone..afundar o Narciso? nem Tiros do Porta-aviões meu Caro..

Mas a Batalha Naval vai ser Dura...vejam as cenas dos Cartazes..

Incrivel..não se respeita nada Nem Ninguém...


Quanto ao Feriado, nada que não se faça e fizesse no Passsado..Quem não sabe que na Pascoa é dada a Segunda Feira, para quem vai à aldeia?

e a Quinta Feira, desde tempos imemoriais, que se faculta a Quinta de Tarde...é do Culto Cristão que se deve tirar Toda a Roupa estendida..foi na Quinta que Cristo começou a sua Paixão...devemos respeitar SEMPRE este principio.

Continua Eugénio..

VIVA O NARCISO

Anónimo disse...

É, o Narciso fazia o mesmo, quinta á tarde e segunda para quem vai á aldeia, ou já não se lembram? Pois a corja que rodeia o Narciso não se lembra porque não andava por cá! Nasceram agora para a vida esses cromos

VIVA O GUILHERME

não se muda o que está bem!

amigo de longa data disse...

Não se se muda NUNCA O QUE ESTÁ BEM...em Obra...mas neste Caso MUDA-SE o actual PRESIDENTE..


VIVA O NARCISO

Anónimo disse...

Colocaram uma placa junto ao bar da praia Pedras do Corgo a assinalar o local onde estará afundado o U-1277. O local está correcto?

Wolf