O TÉNIS NO LEIXÕES

Este é o velhinho court do Campo do Prado - que existia na Tomás Ribeiro - que recuperei do indispensável livro de Belmiro Esteves Galego, a propósito de uma investigação que um amigo meu anda a fazer sobre as origens do ténis em Portugal. Ali se pode verificar que...
A 7 de Novembro de 1909 foi inaugurado o primeiro court do novo parque de funcionar, onde também funcionava um court de croquet, praticando-se também aí jogos de spiropoe, punching ball e boxing.A 29 de Maio de 1910 é a inauguração do parque de jogo, situado na rua Tomás Ribeiro (ainda existe a rua), com uma superfície de 12 mil metros quadroso programa das festas começaou com um torneio de lawn tennis (homens pares e pares mistos), meteu um jogo de futebol e terminou com uma luta de tracção, Dava pelo nome de Campo do Prado.No torneio de ténis participaram Cristopher North e Francisco Guedes de Carvalho (antepassado do agora famoso Rodrigo Guedes de Carvalho), Maria Louise Gotz e Artur Nugent (este foi um dos fundadores do Leixões, falecido em 11 de Setembro de 1932).A 15 de Julho de 1921 o Leixões participou no campeonato do Norte, que decorreu no campo da Constituição, estando inscritos 20 jogadores. José Joaquim Lobão, Eurico de Paiva e Norman Hall foram os tenistas leixonenses.O ténis continuou em actividade. Em 25 de Agosto de 1928 realizam-se nos courts do Leixões os campeonatos anuais de men-doubles. Os pares Aurélio-Lobão e Barros Nobre- António Castilho disputaram renhida final, onde chegaram em igualde de pontos (7 vitórias e 1 empate). Os irmãos Lobão venceram por 6-4 e 6-2 Normal Hall-Eduardo Cruz foram terceiros.Em 16 de Junho de 1929, disputou-se um torneio com o Boavista FC. O leixões alinhou com Aurélio Lobão e Américo Pacheco, Norman Hall e Carlos Neto, Barros Nobre e António castilho e António Lobão e António Amorim de Carvalho. O Boavista participou com Nicolau de Almeida e Pinheiro Torres, entre outros.A 4 de Setembro de 1932, nas festas do 25.º aniversário do clube, Taça José Paiva, o Leixões venceu o Boavista por 18 vitórias contra 6A 1 de Julho de 1934, o Leixões conquistou a Taça Início organizada pelo Lawn-Tennis Club da Foz, tendo na final Mário Paiva vencido Aurélio Lobão, ambos dos Leixões, e venceu também um torneio em Espinho.26 de Maio de 1935, Aurélio Lobão e Carlos Neto são apurados para os quartos de final do campeonato do norte singles júnior ou nao classificadosJulho de 1935 Aurélio Lobão conquista Taça Início, no court de ténis da Foz.é a última notícia relativa ao ténis no livro, de Belmiro Esteves Galego, "Leixões Sport Club - Marcos Importante da sua História", editorial Maresia Recorde-se que os clubes fundadores do Leixões foram o Grupo Lawn-Tennis Prado, Gupoe Lawn-Tennis de Matosinhos e Grupo Leixões Foo.BallersO clube foi fundado numa quinta-feira à noite, em 18 de Novembro de 1907, tendo feito parte da primeira comissão directtiva José Menéres, Jayme Lopes e Guilherme Felgueiras (pelo Prado), Eduardo Torres, Arthur Nugent e José Barbosa (pelo clube de ténis de Matosinhos).

Quem puder acrescentar dados a tudo isto, fico desde já encarecidamente agradecido, bem assim como o meu amigo Norberto Santos.