Um livro, um autor, um matosinhense

 


O Manuel Vitorino é um jornalista que conheço há muitos anos e com quem tive a honra de ser camarada de banca, na minha breve passagem pelo 'Jornal de Notícias'. Foi neste jornal que fez quase toda a sua carreira, colocando na mais pequena das notícias o mesmo entusiasmo e rigor com que avançava para as grandes reportagens que assinou.

Já sabem que não gosto de deixar coisas por dizer e por isso aqui sublinho que o Manuel Vitorino foi também um jornalista que nunca se deixou capturar pelo poder político e que nunca foi avençado por empresas públicas e privadas, como tantos outros que conheci e que ainda por aí andam a orgulhar-se da m... que fizeram.

Pois bem, o Manel, que reside há muitos anos em Matosinhos, hoje no enclave vergonhoso das Ribeiras, em Perafita, acaba de lançar mais um livro, este sobre o Cineclube do Porto. Um livro prenhe de saudade mas não revivalista pois o Manel é um homem que olha sempre para a frente.

Seria bom que Matosinhos se mobilizasse para um segundo lançamento do livro na nossa terra. Não porque o Manuel Vitorino precise disso mas apenas porque Matosinhos ficaria a ganhar.