Manuel Cardoso, o marionetista que encantava Matosinhos com a sua arte

 


Este sábado, Joel Cleto e Francisco Teixeira falaram do Senhor de Matosinhos, a nossa festa por excelência. Por questões de agenda, só cheguei no fim mas ainda fui a tempo de recuperar a memória de Manuel Cardoso, um homem de Bouças que animava qualquer festa com a sua orquestra mecânica, seguindo a boa tradição da célebre Banda Infernal de Leixões, esta formada por leceiros de carne e osso que usavam os mais diversos utensílios como instrumentos, sob a direção de Telmo Sérgio Esteves.



Este registo fotográfico é da autoria de António Cunha e Silva, que falou com Manuel Cardoso em 1971, pouco antes do barraco onde aquele vivia ser consumido pelas chamas, em Bouças de Baixo, onde vivia e guardava os seus bonecos, entre os quais o Borato de Sódio e o Mestre Borraxo.

Segundo o Francisco Teixeira, este peculiar marionetista gostava especialmente de animar as festas de S. João da Rua da Seara mas também o vi no Senhor de Matosinhos, tocando gaita enquanto tocava viola e acionava com os pedais os seus bonecos.

Aqui fica o registo para memória futura.