Domingo é a vez de Matosinhos pedir paz para a Ucrânia


Nestes tempos em que qualquer um tem acesso a um teclado e a uma ligação de internet  - entre os quais me incluo, obviamente -, torna-se difícil distinguir o que é substancial e o que é supérfluo.

A que acrescem doses generosas de iliteracia e de pura ignorância que sujam qualquer iniciativa consequente e que resulta do esforço de poucos em fazer algo por muitos.

É o caso deste mural sobre a guerra que decorre na Ucrânia - e que vai saindo lentamente da nossa mira técnica, exceto quando aumenta o óleo Fula ou a gasolina - e que já tanta bitaitada suscitou nas redes sociais. Quem acreditar nesses bimbos, pode pensar que o seu autor, MrDheo, cobrou uma fatura pesada à autarquia ou que está aqui apenas a promover-se.

Muito longe. O artista apenas procurava uma empena para deixar o seu apelo à paz. O mesmo motivo que leva alguns matosinhenses a, de forma espontânea e sem responder a qualquer lógica de manada, organizar no domingo, a partir das 18 horas, uma vigília pela paz na Ucrânia.

Aqui fica o meu apelo para a presença de quem me segue aqui. Por um par de horas, larguem o telemóvel, o tablet, a Netflix ou a conversa de chacha e apareçam. Quanto mais não seja, sempre podemos pôr a conversa em dia, o que é sempre um bom motivo para nos encontrarmos.