Com a Ucrânia e sem os impostores do costume

 


Este domingo, junto ao mural de MrDheo, juntaram-se portugueses e ucranianos, uma iniciativa organizada por Ana Basílio em concertação com a comunidade ucraniana.

Foi um evento gerado apenas pela chamada sociedade civil e que não envolveu entidades públicas e partidos mas o convite estendeu-se a toda a população.

Podiam ter sido mais os participantes mas o momento valeu pela emoção e também pela sua simplicidade. Também lá vimos Narciso Miranda e as duas refugiadas (uma delas até falou, em lágrimas) que acolheu no seu apartamento, que fica em frente a este mural. E também a deputada municipal Paula Mesquita, bem assim como o ex deputado municipal José Modesto, o presidente do Orfeão de Matosinhos e a ex presidente do Aurora da Liberdade, para além de outros amigos.




Eu sei que nestes tempos é mais fácil praticar a solidariedade nas redes sociais e sei também que os amigos são para as ocasiões (mas esse é um assunto que tenho devidamente arrumado na gaveta).

Registei as presenças e as ausências para memória futura.

Foi um momento bonito e em boa verdade se diga que dispensou bem o oportunismo dos políticos profissionais e dos partidos que se agarram como lapas ao sistema. Um deles, aliás, estava ao mesmo tempo, no Porto, a fazer de conta que se importa com o povo ucraniano.