O que Narciso não quis agora é da Luísa

 


Se há alguém responsável pela carreira política de Luísa Salgueiro, esse alguém é Narciso Miranda, pai de muitos filhos da política e não só. Foi ele quem a trouxe para o conselho consultivo da juventude de Matosinhos quando Luísa ainda era "laranjinha" e não tinha o cartão que se pode adquirir na rua que tem o nome civil do Visconde de Trevões.
Eleita hoje a primeira mulher a presidir à Associação Nacional de Municípios, por indicação direta de António Costa, que assim lhe deu mais um grande voto de confiança, Luísa Salgueiro consolida e amplifica a sua posição no Partido Socialista. Está a jogar agora no tabuleiro principal, com oito anos de mandato em Matosinhos ainda pela frente, a não ser que caia o Senhor do Padrão ou o palacete do visconde.


A propósito da presidência da Associação Nacional de Municípios, muito mais que um cargo de prestígio, conto apenas mais uma história: há já largos anos, Jorge Sampaio indicou Narciso para o lugar mas Narciso recusou quando verificou que a escolha do secretário-geral estava a ser posta em causa por alguns. Por isso, declinou mas não deixou de indicar o 'sucessor': Mário de Almeida, antigo presidente da Câmara de Vila do Conde, também conhecido por 'Três Pelos'.
E parabéns, Luísa Salgueiro!