sábado, 8 de novembro de 2008

TERTÚLIA PROTESTA


A "Tertúlia Leixonense" enviou esta carta ao director do jornal A BOLA.

A “TERTÚLIA LEIXONENSE” na sua última reunião do Secretariado realizada em 9/10/2008, decidiu manifestar junto de V.Exª o nosso desagrado, repúdio e indignação, pelo título de 1ª página do Jornal “A BOLA”, do dia 7 do corrente mês, em que faz referência ao jogo do dia anterior entre o LEIXÕES S.C. e o BENFICA, ao dizer “HORROR DAS ESTRELAS AOS PEQUENOS PALCOS”.
Considerar o Estádio do Mar um pequeno palco é ofensivo para os LEIXONENSES e revela um desconhecimento, estranho, incompreensível e grave da história do LEIXÕES S C. e do Futebol Português.
O que diriam grandes Jornalistas como; CÂNDIDO DE OLIVEIRA, VITOR SANTOS, HOMERO SERPA e outros, a uma frase como esta, que subestima e diminui um Clube com a importância que o LEIXÕES S. C. tem no panorama Desportivo Português??!! SIM O QUE DIRIAM…?
E o que diriam também sobre a crónica do jogo?! Que é, isso sim, um autêntico lamento pelo resultado do jogo, que não foi do agrado do Benfica e que por acaso também não foi do agrado do LEIXÕES.
EXMº SENHOR DIRECTOR VITOR SERPA.
Este tipo de frases não fica bem ao jornalismo isento, e para bem do Desporto, sugerimos a V.Exª um maior cuidado nas apreciações e comparações PERANTE OS CLUBES QUE NÃO SÃO DA VOSSA PREFERÊNCIA …
Assim a “TERTÚLIA LEIXONENSE” julga que é de toda a justiça, que o Jornal que V.EXª dirige, dê a conhecer este nosso protesto a todos os leitores do Jornal “A BOLA” e que esclareça os LEIXONENSES desta vossa atitude, que mais uma vez repudiamos e lamentamos.
Ficamos aguardar o vosso esclarecimento aos leitores.
EM TEMPO;
A “TERTÚLIA LEIXONENSE” reserva-se no direito de tornar público esta sua missiva.
Estádio do Mar, -Sede Provisória, 10 de Outubro de 2008.
O SECRETARIADO DA “TERTÚLIA LEIXONENSE”


E acrescenta Jorge Carvalho:
"Leio "A Bola" há quarenta anos, sou do tempo que ler "A BOLA" era formativo, informativo e pedagógico,com os seus artigos de opinião,que não menconavam sómemte o desporto.Era um jornal onde continha artigos formidáveis,naturalmente derivado pelo seu corpo redactorial de excelente qualidade,como;CANDIDO DE OLIVEIRA,CARLOS PINHÃO,CARLOS MIRANDA, AURELIO MARCIO,HOMERO SERPA, ALFREDO FARINHA e VITOR SANTOS.Presentemente o jornal "A Bola" perdeu ste valor jornalista, a sua qualidade deixa muito a desejar.ORA, o que me leva a enviar esta minha opinião, no sentido de a darem a conhecer aos leitores deste jornal,atravás da vossa página "CARTA DOS LEITORES".Foi ao ver em Matosinhos, afixado em vários locais, a 1ª página "A Bola" do dia 7 de Outubro passado, e uma carta dirigida ao Director deste jornal Vitor Serpa, a mostrar-lhe indignação e a solicitar-lhe um esclarecimento pelos dizeres daquela primeira página sem cabimento e uma ignorância da história do Leixôes S.C.Como leio "A Bola" diáriamente,até hoje nem uma palavra, nem uma linha de resposta aos Matosinhenses.Como entendo que a missão de um verdadeiro Director de um jornal, seja qual fôr a sua conduta redactorial, é o de em primeiro lugar ter respeito pelos leitores e pelas pessoas, demonstrando que ele não escreve e que não é visto através das suas lentesclubistas.Caso contrário desempemha a sua função de jornalista ou Director de um jornal num cenário de mediocridade literária falhada e incapaz de ser um jornalista isento,respeitador aos seus leitores.O silêncio não da timidez, mas sim da cobardia e da conivência e abdicação da condiçãojornelista. é uma lamentável demissão de um dever de Directorde um jornal.OS RETRATOS DE BOM JORNALISMO DE "A BOLA" JÁ NÃO SE USA NESTE JORNAL, foi-o e com qualidade no tempo daquels Jornalistas que atrás citei.Actualmente na "A BOLA" a ignorância grama,contendo uma forma deplorável as crónicas de alguns jogos,num jornalismo péssimo e de uma enorme falta de moralidade.OS LEIXONENSES, não mereciam, tal 1ªpágina.tal crónica do jogo que escreveram.O LEIXÕES S.C.,vai fazer,no próximo dia 28.-101 anos de existência.A "TERTÚLIA LEIXONENSE" tem razão,esta tem feito um trabalho exemplar e inédito no mundo do desporto.OS LEIXONENSES MERECIAM OUTRA ATITUDE DO JORNAL "a bola" SE ISTO É UM JORNAL DESPORTIVO ...?? ASSIM NÃO...??!!"
Enviar um comentário